quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Reunião de Heróis - Resenha


Olá pessoal!


Fiquei muito feliz quando o escritor Ricardo Formigo me contactou e me propôs o envio do seu livro em troca de uma resenha honesta e sincera!
CLARO que aceitei!
Muito obrigado Ricardo!
Aqui vai! :)



 Ficha técnica: 
Título:Reunião de Heróis
Saga: Três Espadas Heróicas 
Autor: Ricardo Formigo
Nº de páginas: 246
Editora: Chiado Editora





Sobre o autor...
"Ricardo Formigo nasceu a 11/04/1998 em Vila Franca de Xira. Desde sempre que gostou de boas histórias e de as ver escritas no papel. Começou a escrever Reunião de Heróis aos 12 anos e publicou o livro em Portugal aos 17. Inspirando-se em autores como J.K.Rowling, J.R.R.Tolkien e George R.R. Martin criou este livro. Atualmente, está a acabar o ensino secundário em Ciências e Tecnologias e a trabalhar em Espadas Cruzadas, o segundo livro da saga."





A ação principal começa quando, Travis, Rei de Morlômbia, morre numa batalha enquanto luta pela paz e pelo fim da guerra.
Fallow, seu primo e herdeiro à coroa, toma o poder deixando a maioria do povo de Morlômbia com medo de ser escravizada devido ao egoísmo e fome de poder do seu novo rei.
Ao morrer, Travis deixa, não só o seu povo em maus lençóis, como também a sua irmã Annabelle, a única que pode reclamar o trono e derrubar Fallow, este que pretende eliminar quaisquer formas de ser retirado do poder.
Annabelle é, então, obrigada a fugir, na esperança de conseguir escapar aos homens de Fallow e sobreviver.

Achei a história principal muito boa, com potencial e carácter. 

As cenas de luta foram, na minha opinião, muito bem pensadas e muito bem escritas uma vez que considero estas das mais difíceis de escrever. 
Achei, também que haviam muitas muitas personagens e que a maioria não era muito caracterizada deixando-me muitas vezes confundida e a pensar "mas este aqui é x ou é y" e lá tinha eu de voltar a trás para ter a certeza que estava a pensar na personagem certa... Considero que, se as personagens tivessem sido mais caracterizadas, sem exageros claro, era mais fácil para o leitor identificar cada uma.


Apesar de ter gostado muito da intriga principal e de a ter achado boa e com potencial, penso que lhe faltou algo... Ao longo do livro e, enquanto Annabelle andava em fuga, ela encontra várias pessoas e fez "novas amizades". No entanto, sinto que estas foram pouco aprofundadas e um pouco superficiais. Existiram muitos momentos de ação e, sinceramente, acho que faltou momentos de cumplicidade entre as personagens, momentos que nos fizessem concluir que a personagem x tinha uma boa relação com a personagem y. Por exemplo, sabemos que Annabelle gosta muito dos seus companheiros que a ajudaram a fugir mas não temos muitos gestos e diálogos que demonstrem essa cumplicidade, o que é uma pena, visto que o enredo é bastante bom. Só senti que havia uma transmissão de sentimentos entre as personagens a partir da página 187 e mesmo assim, não foram muito realçadas. 

Apesar destes pontos, não tanto positivos, acho que a obra tem potencial e que a continuação será bastante boa. Sei que, se o autor tentar melhorar estes pontos, os restantes livros serão fantásticos e muito bem estruturados!

Apesar de alguns erros e assim, acho que a Chiado Editora esteve bem. Achei a capa bastante bonita e intrigante o que é um ponto a favor para o livro!

Classifico este livro com um 4 (pequenininho) porque, pelo o que li, sei que o Ricardo consegue mostrar mais! :) 
Muito obrigado Ricardo e espero poder ouvir falar mais de ti e poder ler a continuação, uma vez que fiquei bastanteeeee curiosa!! Ah e obrigada pela dedicatória original e pelo marcador, gostei bastante :) 

Não se esqueçam de visitar a página de facebook do Ricardo AQUI e não deixem de deixar um gosto, toda a ajuda é preciosa!



Muitos beijinhos e até à próxima,

  -Banal Girl



1 comentário:

  1. Embora não seja o meu género de leitura favorito, parece-me que o autor tem potencial para criar boas histórias e captar o interesse dos leitores.

    ResponderEliminar